segunda-feira, 12 de março de 2018

Lançado documentário "A urgência nossa de cada dia"

Ando sem movimentar o blog pelos mais variados motivos que não convém dizer aqui. Mas volto divulgando o documentário "A urgência nossa de cada dia", lançado essa semana, e achei que não poderia deixar passar batido. Produzido em Salvador-Ba, com direção de Deniere Rocha, o filme independente mostra a rotina de uma banda underground, no caso a Unkilled (que prepara um EP para ser lançado ainda esse ano), se apresentando dentre outros locais, no festival Arranca Canela, clássico dentro do cenário da região da capital baiana. Em um resumo grotesco (Tosco Todo), o documentário mostra que se você tem banda ou produz algo no cenário underground, tem que parar de reclamar, levantar a bunda da cadeira e correr atras do que você acredita! Conversei com Deniere e também com Elessandro, baixista e vocalista da Unkilled. Dê o play e depois leia a entrevista!
É visível que o documentário foi feito de forma independente, provavelmente sem recursos e equipamentos ideais. Nos fale mais sobre o processo de produção do material.
Foi na base do faça você mesmo?
Elessandro - A ideia e produção do documentário foi de Deniere.
Deniere - O documentário foi realizado de forma TOTALMENTE independente!! Precisei, apenas, de um celular, criatividade, paciência, algumas noites sem dormir e muita disciplina. O material bruto apresentava vários problemas técnicos e eu tive que consertar muita coisa na pós-produção. Foram 7 horas de material bruto para resumir em, aproximadamente, 20 minutos. As entrevistas foram gravadas em cinco dias. O trajeto e a apresentação da banda foram gravadas em um dia. As imagens de outros shows eu já tinha aqui, pois filmei esporadicamente, quando fui prestigiar os meninos. Escolhi o Arranca Canela por ser um evento de rua, por eu ter amizade com a galera do Coletivo dos Pombos, (que organiza o evento), as condições técnicas de iluminação favoreceram também e por achar que é um evento que representa bem a cena underground de Salvador. A escolha da banda Unkilled se deu por eu ter mais proximidade com a galera, o que facilitou bastante para nossos encontros.
Seguimos a ideia do "FAÇA VOCÊ MESMO". Quando coloco no título "nossa urgência", quero mostrar que essa urgência de criar, de produzir, transformar nossas inquietações em algum tipo de manifestação artística, seja ela música ou filme, é uma urgência em comum de todas as bandas do meio underground e minha. E quero ressaltar: a galera da banda Unkilled, representou muito bem a urgência de todos que estão inseridos na cena.
O que lhe motivou a fazer esse registro?
Deniere - Frequento a cena underground de rock em Salvador desde 2011. E sempre senti uma inquietação, vontade de contribuir, criar! Já tentei entrar (como guitarrista) em bandas, mas nunca deu certo. Então, parei de bater na mesma tecla e vi que podia somar de outra forma. Como estou me inserindo no ramo do audiovisual, pensei que seria uma boa maneira de contribuir. Conheço e tenho amizade com várias pessoas da cena, principalmente, com os meninos da banda Unkilled. Diante disso, sei das dificuldades, das superações e da vontade incessante que eles tem em tocar e continuar fazendo parte disso tudo. Pensei: Por que não transformar essa urgência em um filme? Por que não documentar e tornar acessível para o maior número de pessoas? Por que não fazer isso de forma independente, também? Queria retratar a cena de uma forma mais profunda. Não queria falar da cena por falar. E o documentário é isso, um pouco do meu olhar e a imersão na vivência dos meninos da banda Unkilled, que foi escolhida para representar todas as outras bandas e coletivos.
Qual a importância de um registro como esse?
Elessandro - A importância é gigante, pois falamos ali das dificuldades que passamos, acredito que a maioria das bandas vão se identificar. Em Salvador temos muita dificuldade com transporte e horário de sons, disponibilidade de casas para tocar, que estão escassas e também a falta de segurança, porque não temos garantia nenhuma que voltaremos de boa pra casa depois de um som. Então no documentário fica uma demonstração para o publico sobre o quanto que uma banda underground se entrega pra passar um som pra galera, pois nos desdobramos pra fazer uma apresentação. De certa forma esperamos melhoria, não só pra Unkilled, mas para as outras bandas em geral que fazem esse corre exatamente na mesma pegada que o nosso.
Deniere - Como estamos imersos numa cultura onde o audiovisual tem uma força gigantesca, acredito que é uma forma de apresentar e divulgar o trabalho da galera independente a um maior número de pessoas, sejam elas adeptas ou não da cena underground. A internet possibilita isso: ultrapassar fronteiras. Não é mesmo? E espero que consigamos!
Contatos:
Deniere Rocha
Unkilled

Nenhum comentário: