sexta-feira, 13 de abril de 2018

Câmbio Negro HC lança novo disco

O ano era 2012, e não me lembro bem como tive o primeiro contato pela internet com Nino, baterista do Câmbio Negro HC. Único integrante remanescente da formação original, ele se disponibilizou a falar sobre uma possível volta da banda naquele ano. A conversa alongou e acabamos falando sobre toda a história do Câmbio Negro HC, desde o início, passando pela gravação dos discos até a cena de Recife naquela época (Leia aqui).
Recentemente o selo Microfonia organizou um CD tributo com várias bandas tocando o disco "O Espelho dos Deuses", e deu ao projeto o ótimo nome de "O Reflexo do Espelho". Esse tributo é realmente todo o reflexo do trabalho iniciado pelo Câmbio Negro HC, lá atrás, quando lançaram o primeiro LP de uma banda de Hardcore do nordeste brasileiro em 1990.
Aí essa semana recebo a notícia de que o Câmbio Negro HC acaba de lançar um novo disco. Na hora já fui escutar o link que a banda disponibilizou no bandcamp.
Entrei em contato com Nino, pra saber se além do disco, a banda iria retornar as atividades de shows.
Bora que a conversa foi boa.
Bruno (esquerda), Igor (sentado), Jader e Nino - Cambio Negro HC 2018 
Câmbio Negro HC surgiu em 1983, gravou o primeiro LP em 90, o segundo disco em 92, e o ultimo material lançado tinha sido de 1997. 21 anos depois a banda ressurge com o álbum "Primitivo". É um disco sobre a evolução do Câmbio Negro HC? Ou de uma volta às origens? Ou nada disso?
Nino - O ‘Primitivo’, na verdade é tudo isso, a essência do Câmbio Negro HC e a experiência que a banda adquiriu ao longo do tempo. Cuidamos para que o disco saísse cru e verdadeiro sem esquecer a qualidade de captação e produção técnica e gráfica. É inegável que o ‘Primitivo’ seja um álbum muito mais maduro que os anteriores, mas, principalmente, produzido com a mesma verdade que sempre norteou a banda.

O disco teve a participação do antigo vocalista, Pesado, hoje na banda Aorta. Como foi essa reaproximação?
Nino - A faixa “Câmbio Negro”, que abre o álbum, foi composta ainda na década de 80 e sempre foi muito apreciada por Pesado, então, quando resolvi incluir essa música no ‘Primitivo’, achei que seria uma boa maneira dele fazer parte disso e uma satisfação recíproca ele participar junto com Igor. Foi o que aconteceu.
Pesado - Ex-vocal do Câmbio Negro HC e hoje na banda Aorta
Conversei com Pesado sobre isso. Como foi gravar com o Câmbio Negro HC depois de tanto tempo?
Pesado - Foi uma satisfação incrível fazer essa participação, ainda mais cantando uma das músicas preferidas por mim. Fiquei contente em ver a CNHC ativa e gravando. As músicas estão ótimas e o astral da banda muito bom. Toda força aos caras e stay hard!

Além de Pesado o disco tem a participação de Silvio, vocalista do Karne Krua, outro ícone do punk/HC nordestino e por que não dizer do Brasil. Vocês voltaram com tudo, hein?
Nino - Pois é, o foco foi a nossa essência e eles fizeram parte disso. Então, deixamos registrado o nosso reconhecimento por toda a contribuição ao Câmbio Negro HC e ao Punk Rock brasileiro.
Silvio Campos do Karne Krua fazendo a gravação com o Câmbio Negro HC
Conversei também com Silvio. Como foi receber esse convite para participar do novo disco do Câmbio Negro HC?
Silvio Campos - Cara, eu fiquei muito feliz pelo convite da banda, e em específico o Nino com quem eu me relaciono há anos e construimos uma amizade. O mais bacana pra mim foi poder participar de um momento e de um trabalho de uma banda muito significativa na cena nordestina, no que diz respeito a música pesada e de contestação.  Além de ter o Câmbio Negro HC como influência e referência.

A banda tinha voltado em alguns shows alguns anos atrás. Daquela formação da volta, algum integrante continua, ou você juntou outra galera?
Nino - Não, o ‘Primitivo’ foi produzido com uma nova formação.

Igor, o novo vocalista, tem um timbre bem parecido com o de Pesado. Como tem sido essa experiência?
Nino - A melhor possível, Igor é um grande vocalista e alguém de fácil convívio. Estamos sempre nos divertindo nos ensaios, sempre com papos leves e uma energia boa. Além disso, Igor e Jader (guitarrista) são bem mais novos do que eu e Bruno (baixista), então há um equilíbrio que favorece para termos uma nova perspectiva no aspecto musical.

Eu achei "Primitivo" o disco mais punk rock do Câmbio Negro HC. É impressão minha, ou isso foi proposital? A idéia era voltar a origem do punk rock?
Nino - Eu acho o “Primitivo” a cara do Câmbio Negro HC tanto quanto “O Espelho dos Deuses”. Se a gente for considerar o ‘andamento’ das faixas eu pergunto: quais as faixas que mais marcaram o Câmbio Negro no primeiro álbum e qual o andamento delas? Proporcionalmente, eu não vejo grande diferença no andamento de ambos, mas isto nunca foi a nossa preocupação. É comum se classificar o estilo através do andamento das músicas, mas, essencialmente, tudo isso é Punk Rock. E nós somos uma legítima banda de Punk Rock. 
É também um disco com músicas rápidas e diretas. Como foi o processo de composição das músicas? Pelo que vi o disco foi produzido pela própria banda ou estou errado?
Nino - Sim, nós o produzimos. Não há uma fórmula pra compor um disco de Punk Rock/Hardcore, não no nosso caso. Só cuidamos para que sempre saia algo verdadeiro.

E agora, quais os planos? A banda pensa em sair em turnê pelo Brasil? Algum clipe de música do disco, um documentário, o que vai rolar?
Nino - A nossa ideia é produzir um clipe e fazer alguns shows pra divulgar o ‘Primitivo’ e vender algum material, já estamos em negociação pra isso. Paralelamente, estou escrevendo um roteiro para um documentário bastante completo sobre o Câmbio Negro HC.

Essa é a segunda entrevista que faço com você, a primeira foi uma das mais lidas nesse blog tosco. Agradeço demais a atenção, o espaço é seu mais uma vez!
Nino - Será sempre uma satisfação pra mim. Obrigado! Vou aproveitar a oportunidade e deixar aqui alguns links para as pessoas se conectarem ao Câmbio Negro HC e acompanharem mais de perto o que ta rolando e o que ainda vem por aí:
Siga o Câmbio Negro HC no Instagram: Instagram.com/cambionegrohc.oficial/

Nenhum comentário: