quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Posso falar de um disco lançado ano passado?

Ontem eu peguei um CD da banda Signista, daqui de Conquista, para escutar. Se chama "Besouro Cibernético" e foi lançado no meio do ano passado. Eu tinha escutado ele algumas vezes na época do lançamento. Sempre fui fã da Signista, mas só ontem que eu percebi a importância dessa gravação para a cena rock de Vitória da Conquista. A relevância desse CD eu deixei passar batido na primeira audição, não prestei atenção. Talvez eu tenha me prendido a principal influência da banda, que é o grunge do Nirvana. Essa influência é inegável, desde o timbre de alguns instrumentos, até a forma de começar uma música ou outra.
Ouvindo com mais calma, percebi que não é só grunge, o "Besouro Cibernético" tem tanta coisa que num primeiro momento a gente não consegue perceber/ouvir. E ontem eu consegui entender a proposta da Signista. Por isso eu trago aqui essa entrevista, para compensar essa minha falta de sensibilidade na época, e também para fazer justiça a esses caras que, assim como outras bandas fizeram história na cena rock local, algum dia alguém vai colocar o nome da Signista no meio disso tudo!
E pra falar mais sobre o disco, conversei com Renno Siqueira, vocalista e um dos principais responsáveis pela produção do "Besouro Cibernético". Se ligue e não deixe de baixar o CD!
BAIXE "BESOURO CIBERNÉTICO" - SIGNISTA
O "Besouro Cibernético" foi o primeiro CD da Signista?
Renno - Não, ele foi o segundo. O primeiro foi o "Voltando de Mercúrio" de 2012.

Tem o "Voltando de Mercúrio" na net pra galera ouvir?
Renno - A divulgação foi das antiga mesmo, dando o CD para as pessoas nos shows. Mas tem umas faixas no YouTube. Não todas.

POEMA FANTASMA - FAIXA DO CD "VOLTANDO DE MERCÚRIO".
Escutando hoje o Besouro Cibernético, não tenho dúvida nenhuma em dizer que é um dos melhores cds que já ouvi de uma banda de Conquista. Mas pouco se falou sobre ele por aqui. O que aconteceu?
Renno - Fizemos uma divulgação tímida.

AMIZADE COLORIDA - FAIXA DO "BESOURO CIBERNÉTICO"
No "Besouro Cibernético", é evidente a influência do grunge, principalmente do Nirvana. Mas ouvindo aqui, a gente percebe outras coisas. O que mais a galera pode ouvir nesse CD?
Renno - Um pouco de Oasis e Pearl Jam e uma pitada de hardcore.

Era onde eu queria chegar. Apesar da principal influência ser o grunge, vocês passeiam por várias vertentes do rock, sem soar forçado, misturando música regional com hardcore (na música Maria Lampião). Em outros momentos já surge uma balada (na faixa o homem sem reflexo). Na minha medíocre opinião, vocês fazem essa transição entre os estilos de forma leve e verdadeira. Você acha que talvez essa mistura de vários elementos do rock tenha se tornado um obstáculo na receptividade do disco por parte do público?
Renno - Talvez sim pra alguma parte do público. Tipo assim...tem bandas que se dão bem em fazer um som mais misturado pelo fato de ouvir muitos estilos e buscar sintetizar isso em um disco. O Nirvana fazia isso muito bem com músicas agressivas e outra hora era uma balada, e até músicas bem calminhas, que pra alguns estava fora da proposta punk rock do Nirvana no início.

UM SIGLE DE 2013
O Nirvana fez isso mesmo, eles ouviam de Beatles a Sex Pistols, de PJ Harvey a David Bowie e Sonic Youth, então era como um monte de fruta em um liquidificador. E no início, o público também não assimilou muito isso. Você acha que em Conquista faltou esse conhecimento musical, antes das pessoas simplesmente rotularem vocês com uma banda "grunge"?
Renno - Acho que não...o fato de nos rotularem grunges foi muito por conta de tocar bastante Nirvana nos shows e já ter feito shows como Nirvana cover.
RENNO - SIGNISTA
E qual os seus planos daqui pra frente?
Renno - Arrumar um trampo de carteira assinada e formar outra banda com outro nome.

Signista acabou então?
Renno - A banda tá parada, mas com possibilidade de voltar.

Você gasta dinheiro pra manter a banda, e no final, não tem o devido reconhecimento. Como é sua relação com o rock?
Renno - Eu ouço rock todos os dias e crio riffs praticamente toda semana. Eu acredito que o rock tá muito forte na minha mente e nas minhas atitudes, e assim que tiver grana vou investir mais ainda no rock. Mesmo não tendo muito reconhecimento, vou sempre ter um material pra lançar sozinho ou com banda, sem tirar onda, eu entro num estúdio e gravo todos os instrumentos super de boa.

Foi você que gravou todos os instrumentos do "Besouro Cibernético"?
Renno - Não. Gravei guitarras e vozes e defini toda linha de bateria para o baterista que gravou, pois na verdade sou um daqueles bateristas que resolveu tocar e cantar, tipo Dave Grohl.
LÉO SOARES, LELEO NOBRE E RENNO GRAVARAM O "BESOURO CIBERNÉTICO"
Quero pedir desculpa por não ter dado espaço ao "Besouro Cibernético" na época do seu lançamento. Eu até escutei o disco, mas não com a devida atenção como escutei hoje. Por isso eu quis falar sobre ele, mesmo sendo mais de um ano depois. Disco bom é assim, o tempo passa e ele continua atual e interessante. O espaço é seu!
Renno - Só tenho a agradecer mesmo. E fico feliz que após um ano de lançado ele seja considerado um disco atual e não descartável. E vindo do vocalista do Cama de Jornal, que acompanho desde que eu comecei ouvir rock, é uma grande satisfação, não só pra mim, mas também para meus amigos que fizeram parte da construção desse disco.
Renno - vocal e guitarras
Leleo Nobre - Baixo
Léo Soares - Bateria e Produção de Arranjos
CONTATOS:
Renno Siqueira
WhatsApp 77-99203-6736
email: rennosignista@gmail.com
Telefone 77-98828-7870

Nenhum comentário: