terça-feira, 18 de outubro de 2016

Dona Iracema lança Máquina de Amarrar Jegue

A banda Conquistense Dona Iracema acaba de lançar o seu mais novo EP, intitulado "Máquina de Amarrar Jegue". Mesclando hardcore com músicas regionais, eles flertam até com o arrocha na faixa "Celebrar". Conversei com o baixista Diegão Aprígio, que me falou mais sobre a produção desse material totalmente autoral. Se ligue!
Dona Iracema a partir da esquerda: Diegão, Rodrigo, Anderson e Oscar.
Esse EP já vem sendo produzido há bastante tempo, e a banda passou por reformulações na sua formação durante todo o processo, desde a gravação até a mixagem final. Fale um pouco sobre isso:
Diegão - Mestre Nem, o disco começou a ser gravado no carnaval de 2015, ainda pelo baterista Rauni Nau, assim como as guitarras do disco foram gravadas pelo também antigo guitarrista Diego Gusmão, Essa mudança de formação chegou a atrapalhar um pouco o andamento do disco, mas ao mesmo tempo somou durante as gravações das vozes, mixagem e masterização.
A primeira mudança veio com a saída dos dois guitarristas e do baterista. Com a entrada de Enzo Fernandes na guitarra e Oscar Sampaio na bateria, veio ideias novas que somaram mais ainda no disco. E agora a mudança mais recente com a entrada de Anderson Gomes, o novo guitarrista que já entrou na fase final do disco, substituindo Enzo, somou mais ainda com seu conhecimento em mídias e toda a sua paciência em detalhes que só veio a acrescentar na banda. Então de toda forma, tudo foi se encaixando e fluindo.

A capa do EP vem com a temática ilustrativa da Literatura de Cordel, expressão clássica do nordeste brasileiro. De onde veio essa idéia?
Diegão - A ideia partiu de milhares de outras que tivemos ao longo da gravação, produção, master e mix final, chegando até a ideia da xilogravura. Sendo assim a arte foi feita por mim e finalizada por Ana Luiza.
Baixe Aqui o EP
Enquanto não sai o EP em mídia física, vocês disponibilizaram em praticamente todos os canais digitais de compartilhamento de música. Qual a importância do MP3 para uma banda independente?
Diegão - É o mais importante, tanto quanto o show, disponibilizar o mp3 de forma livre é mostrar seu trabalho, é levar o seu som pra pessoas que não conhecem sua banda, sendo assim, gera mais show e mais reconhecimento da galera, afinal de contas, quem não quer ver a galera cantando suas musicas no show? a divulgação é a nossa prioridade, o físico já está a caminho. Aguardem.

Você foi roadie da Cama de Jornal na turnê que a banda fez em São Paulo em 2015. E foi lá que surgiu a música "Butanogás". Conta essa história aí:
Diegão - Certo...kkkk...Lembro em detalhes, e mais uma vez obrigado pela oportunidade de acompanhar a Cama de Jornal nessa viagem, foi uma experiencia única.
Eu, Rose e Marcus, o motorista da turnê, estávamos na casa de Ariel, quando sentados na frente da casa onde havia uma sombra, passou um carro de gás, até então tudo normal. Marcus rí e comenta; "Já pensou essa musiquinha do gás em punk?"
Rose também comenta;"Refrão: ACABOU O GÁAASSS". Eu então afirmo pra eles que iria fazer a musica , nenhum dos dois acredita...bem, já temos a prova...kkkkk...
Rose, Ariel e Diegão em São Paulo em 2015.
Por falar nisso, como é a forma de composição das músicas da Dona iracema?
Diegão - Mestre, Funciona de forma livre...sempre que sentamos para compor, NUNCA sai nada. Geralmente montamos a letra e a base. Os riffs vão fluindo e assim vai até o acorde final da composição. No caso de "Butanogás", a letra foi feita ainda quando eu estava como roadie em São Paulo. Chegando em Vitória da Conquista, criamos a base e pronto, mais uma musica Iracemática.

Qual a expectativa agora com esse novo EP? Shows, turnês, o que vocês planejam?
Diegão - Absolutamente tudo! Shows, turnês, tudo é visto no horizonte. Planejamentos estão sendo feitos e adaptados, vem novidade por ai.

Recentemente a banda ficou entre as 20 selecionadas para o "Bolsa Estúdio Skol". Como foi pra chegar lá, e qual a expectativa? Essa bolsa estúdio é pra gravação de cd? Como funciona?
Diegão - Chegar lá foi a parte mais "fácil" da história. Bastava upar um vídeo no YouTube com o nome "bolsa estúdio". O concurso pede uma musica performática, com elementos nordestinos e acima de tudo um hit, então já do disco novo mandamos um vídeo da musica "Celebrar", e passamos. A segunda fase agora se passa em Salvador, sendo uma audição com as 20 bandas finalistas, dai as 10 mais, vão ganhar a gravação de um single e uma participação num festival também realizado em Salvador.

O espaço é de vocês, para deixar contatos e links da banda, e também dizer o que quiserem:
Diegão - Agradeço a mil o espaço, segue abaixo os links que vão te levar direto até nos.
CONSUMA SEM MODERAÇÃO!
#DonaIracema
#Máquinadeamarrarjegue

Site oficial - donairacema.com

Ouça nas plataformas:
Google Play: https://goo.gl/asxLtB
Playlist YouTube: https://goo.gl/KKJgnj
Ep Completo YouTube: https://goo.gl/afZ2fu 



Nenhum comentário: