quarta-feira, 13 de abril de 2016

10 Documentários para conhecer melhor a cena Punk e HC

Hoje estarei focando na produção audiovisual no meio underground desde 1983 até a cena mais atual do Punk Rock ao Hardcore. Então, prepare a pipoca e o guaraná (ou a cerveja e o tira-gosto) pra essa sessão de cinema do underground.

1- PUNKS 1983
Documentário sobre o Punk no Brasil no ano de 1983. Com as bandas: Inocentes, Ratos de Porão, Fogo Cruzado, Distúrbio Cerebral


2- GUIDABLE - A VERDADEIRA HISTÓRIA DO RATOS DE PORÃO
Documentário sobre a banda Ratos de Porão com depoimentos de todos os integrantes que passaram pela banda, além de falar sobre a gravação dos discos e turnês.


3- QUE ESSE GRITO NÃO SEJA EM VÃO! TRIBUTO AO CÓLERA
Documentário em homenagem ao vocalista do Cólera Redson Pozzi. Gravado durante o Tributo a Redson, no Hangar 110 em 2011 com a participação de João Gordo, Nenê Altro, Jão, Finho, Antonio Bivar, Ariel, dentre outros.


4- AMNÉSIA COLETIVA DOC 10
Documentário sobre a trajetória da banda Amnésia Coletiva, da cidade de Jacareí-SP, com depoimento de vários integrantes que passaram pela banda, além de depoimentos de Barata (DZK), Fernando Feio (Pé Sujos), dentre outros.


5- REPLICANTES.DOC
Documentário sobre a trajetória da banda gaúcha Os Replicantes.


6- CAMA DE JORNAL - BREVE HISTÓRIA DO PUNK ROCK DE CONQUISTA
Dividido em 6 partes, esse documentário descreve a trajetória da banda de punk rock baiana Cama de Jornal e a cena onde ela está inserida.



7- DO UNDERGROUND AO EMO
Esse documentário retrata a cena de hardcore melódico surgida do underground brasileiro, e que posteriormente popularizou o estilo com bandas como CPM22 e Dead Fish.


8- ÓDIO SOCIAL EURO TOUR 2015
A banda Ódio Social registrou momentos de sua passagem pela Europa. E a convite da banda, a Insanidade Filmes produziu esse material com relatos dessa viagem regada a cerveja, estrada, amizade e roubadas.


9- INOCENTES 30 ANOS
Documentário sobre a banda Inocentes, conta um pouco sobre o início da banda, tretas, com depoimentos dos integrantes antigos e atuais. A única "falha" do documentário é a ausência do Ariel, que foi um dos vocalista da banda, e não apareceu dando depoimento. Ele até aparece em algumas imagens...Ficou essa lacuna.



10- ARIEL - O DOCUMENTÁRIO
Aqui são duas amostras do documentário que está sendo produzido com esse ícone do punk no Brasil. E esse documentário contará a história de um dos pilares do Punk Rock nacional. Ariel, vocalista das bandas Restos de Nada, Invasores de Cérebros e ex- vocalista dos Inocentes.


5 comentários:

Darci Montanari disse...

Faltou um bônus, com o Botinada que também resgata a origem do Punk no Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=L-6Jce9izjM

NEM, TOSCO TODO - SELO DE DIVULGAÇÃO disse...

Opa, Darci.
Não listei o Botinada, por ser um documentário em que a maioria da galera envolvida com punk hc já assistiu. Aí procurei listar alguns docs "perdidos pela net", mas que são muito importantes, não só pelo registro histórico de sua época, mas também pelas informações e mensagens neles inseridas, que podem ser usadas por qualquer banda do underground como parâmetro do que deve ou não ser feito para uma banda "sobreviver" com o passar do tempo.
Obrigado pela visita e comentário no blog!!!

NEM, TOSCO TODO - SELO DE DIVULGAÇÃO disse...

Devido ao número de sugestões que foram enviadas sobre a matéria "10 Documentários para conhecer melhor a cena Punk e HC", estou disponibilizando mais uma leva de documentários sobre o tema.

http://toscotodo.blogspot.com.br/2016/04/mais-7-documentarios-para-conhecer.html

Unknown disse...

Ae tem o Viva!Viva! da Carolina Pfister.
https://www.youtube.com/watch?v=QbWXDlg6TUY

NEM, TOSCO TODO - SELO DE DIVULGAÇÃO disse...

Esse Viva! Viva! não achei, só tem um trailer.