sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Lavage completa 10 anos de estrada


A banda celebra uma década de atividades com álbum novo, e me enviou esse release que conta um pouco dessa história:

Uma década de atuação na cena de rock independente sintetizados em 10 faixas. Essa foi a maneira escolhida pelo quinteto de punk rock Lavage para marcar essa data especial. Em um cenário fecundo de dificuldades, é cada vez menos frequente ver um grupo de rock atingir essa marca.

O novo álbum, “coincidentemente” intitulado “10” traz os elementos de punk rock que baseiam a estética da banda, juntamente com os de outras vertentes. Seguindo uma linha eclética de composição, claramente influenciada pelas experiências de outras bandas, como The Clash, a Lavage produziu um álbum bastante diversificado.

Gravado entre 2012 e 2013, o recente trabalho vem substituir “Punk Pop?”, de 2011. Ao contrário do álbum anterior, em “10”, a banda optou por não utilizar muitos recursos eletrônicos nas linhas de guitarra e bateria, o que resultou em uma sonoridade mais vívida e orgânica.

A primeira faixa, “Arte ou Nada”, reatou as relações do grupo com uma estética mais próxima do hard core, e propôs uma reflexão sobre o papel da arte na vida das pessoas. Na sequência, “Sexo, drinques e punk rock” utiliza uma guitarra simples e poderosa para discorrer sobre um estilo de vida pautado nesse explosivo trinômio.

Um breve instrumental chuta a porta e abre caminho para “O médico e o monstro”, outra canção com pegada HC, que trata sobre conflitos de personalidade, conforme antecipa o refrão: “Eu tenho medo de mim mesmo/ E de tudo que eu escondo de mim/ Por mais que eu não leve a sério/ Eu sou meu maior mistério”.

Nas faixas, “Krisis”, “Sua mãe também” e “Jerry Lee Lewis tinha razão”, o quinteto passeia por diversos estilos, indo do ska até o indie rock, passando pelo rockabilly.

Para arrematar o disco, as duas últimas faixas trazem versões ao vivo de duas canções do álbum “Krisis”, de 2008: “Terroreconomia” e “Mal-estar”. E é nesse duplo movimento de criar o novo, mas sem esquecer o passado, que a Lavage se prepara para seguir batalhando na cena rocker alencarina.

Veja aqui uma entrevista completa com o vocalista Bruno, realizada ano passado pelo blog Tosco Todo.

Nenhum comentário: