quinta-feira, 13 de junho de 2013

Entrevista com o Diego do Resto de Ontem

No meio de uma correria e outra, estou de volta com mais uma entrevista. os poucos vamos voltando a manter a média de uma entrevista a cada semana. E o entrevistado de hoje é o Diego Motta, baixista da banda Resto de Ontem, lá da cidade de Bebedouro, interior de São Paulo. E se você estiver procurando conhecer boas bandas vindo do interior, então acompanhe o bate papo com o Diego e saiba mais sobre a banda Resto de Ontem!!!
Diego Motta, baixista da banda Resto de Ontem
1- Quando foi que se reuniram pra formar o Resto de Ontem?
Diego Motta - Bom... Por volta de 2007 começamos a ensaiar e consequentemente a tocar. Nosso primeiro show foi no ínicio de 2008... O Buzon tocava bateria e vocal, o Dim na guitarra e eu (Diego) contrabaixo.Todos nós tivemos bandas no passado, algumas em comum, por isso o nome da banda é “Resto de Ontem”.
Dim, Buzon, Pery e Diego
2- E aí gravaram a primeira demo, "Só no Sarrafo". Nessa época a banda já tocava muito ao vivo por aí?
Diego Motta - Quando gravamos “Só no sarrafo” na verdade foi mais como uma experiência, pois queríamos muito poder ouvir o que estávamos tocando. A ânsia de mostrar o nosso som acelerou muito isso! No início, tocávamos em vários lugares!! Mas, mesmo nessa época, tocávamos no máximo 2 vezes no mês, devido a falta de eventos voltado para o gênero na região na época...estávamos conhecendo as bandas da nova cena...refazendo os contatos.
2008
3- Na segunda Demo, "Sonho e esperança" teve uma mudança na formação, né? Como é o processo de gravação do trabalho de vocês?
Diego Motta - Na segunda Demo ("Sonho e esperança") o Pery (baterista) entrou na banda. Passamos a ser 4 pessoas dando suas contribuições com suas influências. "Sonho e esperança", foi mais divulgado que a demo anterior e com algumas características únicas...caprichamos mais nessa, mas a 1ª demo foi muito importante para a continuidade e amadurecimento do trabalho. Fizemos essas gravações, tanto “Só no sarrafo” quanto a “Sonho e Esperança” de forma bem caseira, usando softwares livres disponíveis na internet.
2010
4- E na gravação da demo "O Tratamento" a formação se estabilizou? Quando foi que gravaram esse material?
Diego Motta - No ano em que gravamos"O Tratamento", estávamos com 2 guitarristas, o Marcelão que hoje toca na banda Subcultura, tocou conosco por algum tempo.Gravamos essa demo em meados de 2011 e da mesma forma que gravamos as 2 demos anteriores! Depois de algum tempo o Marcelão deixou a banda por motivos maiores, mas continua fazendo um som...parceirão.
2011
5- Tocar no underground é bem complicado, principalmente fora da sua cidade de origem. O que vocês tem feito pra conseguir driblar esse problema?
Diego Motta - Esse realmente é um problema para a maioria das bandas que buscam um espaço no cenário. Os convites que recebemos, geralmente são de eventos em outras cidades, muitas vezes cidades bem distantes, sem ajuda de custo. É sempre um prazer tocar, mas o “financeiro” atrapalha e dificulta, e infelizmente para a maioria das bandas é um sacrifício muito grande. Por outro lado, o público “rock” em geral hoje não é tão fiel como víamos antigamente, dão preferências a bandas gringas, No final, as bandas acabam pagando pra tocar...muitos literalmente, pois aqui na região em alguns eventos, tanto com bandas internacionais como nacionais de porte maior, os organizadores cobram um valor “x” das bandas da região para que essas bandas possam participar abrindo esses eventos ....muitas bandas pagam. É uma vergonha pra cena, para o rock e para as bandas que adotam esse tipo de conduta. Mas enfim... Estamos nos reorganizando financeiramente (não está fácil pra ninguém), fazendo músicas novas, e correndo atrás... Parar jamais!
Resto de Ontem em Araraquara
6- Outro dia eu estava vendo uma resenha de uns rolés punks no interior de São Paulo (no blog do Pira HC, o Bola de Fogo), e tinha um som aí em bebedouro. Nos fale um pouco sobre a movimentação da cena local, e quais são os pontos positivos e os negativos:
Diego Motta - Podemos citar como grandes eventos da cena no interior e até do estado de São Paulo o Fest Punk Bebedouro e o Araraquara Punk...São eventos de primeira, bem organizados, com bandas importantes da cena do interior e nacional e uma galera muito gente boa e unida. Isso é o que dá uma animada nas bandas do interior!! Esses eventos ocorrem pelo menos uma vez ao ano, entre outros esporádicos! O ponto negativo é que ainda acho que rola uma falta de entendimento no tamanho da fatia que o interior representa no cenário punk! Acho que rola uma supervalorização no quê é gringo e uma grande depreciação no que de fato é nosso! Banda nacional passa a ser valorizada quando vai tocar na Europa, Estados Unidos, mas se for analisar na prática mesmo, é tudo a mesma coisa!
Resto de Ontem no Fest Punk Bebedouro-2013
7- Desde o início, quando montaram a banda, vocês já sabiam das dificuldades, né? Como é sobreviver no underground? Cada um tem seu trampo?
Diego Motta - É difícil mesmo e sim, já sabíamos! Sempre tivemos envolvidos com o movimento, com o rock e suas vertentes de alguma forma, principalmente o punk e hardcore. Mas aí, quando você resolve levar a sério (como é o caso agora com o Resto de Ontem), você começa a se deparar com outras dificuldades, começa a entender como realmente funciona...e só os fortes sobrevivem cara!! É muito trabalhoso, entrar num estúdio, passar horas, dias,semanas, refazendo arranjos, trechos, melhora aqui e alí...Sem contar que se for um trabalho independente, aí complica mais ainda, por que além de tudo isso, você ainda tem que gastar dinheiro...depois, manda prensar, mais dinheiro...e aguarda ansiosamente...Aí você começa a se deparar com a realidade...Um exemplo disso, foi quando descobrimos que a melhor forma de divulgar o seu som é através de um selo, mas é claro, você precisa ter o seu selo, trocar seus cd’s com outros selos, e aí você vende o cd do selo que você trocou e o seu! Fiquei muito decepcionado quando descobri que era isso que rolava...imaginamos que era só arrumar um selo e pronto!!! rs...mas existem outras formas de distribuir os cds e parcerias são importantes. É necessário muito esforço e dedicação...vontade mesmo...é preciso ser punk de verdade senão você não aguenta e desiste. E pra fechar a pergunta...sim, por enquanto, todos nós temos um emprego além do Resto de Ontem.
8- Vocês também participam de movimentos, como o ZeiTGeist. Nos fale um pouco sobre isso:
Diego Motta - Na verdade todos conhecemos o movimento Zeitgeist, participamos cada um a sua maneira, gostamos dos ideais e finalidade. O Movimento Zeitgeist é muito justo e sóbrio...sem enganações....é nos mostra a verdade, então não tem como fugir, apesar de um ou outro integrante levantar alguns questionamentos sobre religião, expostos no documentário... Projeto Vênus, bacana também... e apoiamos todos os movimentos justos com causa voltada para o bem estar geral...Mas o ideal é apoiar esse tipo de iniciativa do Movimento, mas não ficar “bitolado” nem muito fascinado...Senão vira fanatismo e isso como temos visto por aí, nunca é bom!
CD Punk Sempre Punk-2013
9- O Resto de Ontem lançou recentemente seu primeiro CD, que teve a participação do Nhonho (Márcio Ferreira, ex vocalista do Psychic Possessor, e Distrito da Fraude) que faleceu recentemente. Como foi todo esse processo, desde a gravação, até o lançamento. O que a galera pode esperar desse novo trampo da banda Resto de Ontem?
Diego Motta - É...Lamentavelmente, nosso amigo Nhonho se foi...Um cara muito simples e humilde...vai deixar saudades...Foi e será pra sempre muito importante pro Resto de Ontem e para os demais amigos. Se eu não me engano, nosso 1º CD, foi o seu ultimo trabalho antes de partir...a última música, “Sistema Falso” ele canta com o Buzon (vocalista). Gravamos o instrumental e enviamos a música, e em Santos, num estúdio ele colocou a voz.
O processo de gravação foi mais demorado que imaginávamos, pois entre o inicio das gravações e a entrega do Álbum (Punk Sempre Punk), lá se foram mais ou menos 3 ou 4 meses... Foi num estúdio da cidade (Bebedouro - S.P) mesmo e prensamos em São Paulo.
É um cd diferente das demais demos apesar de ser, na verdade uma coletânea de nossas 3 demos. Fizemos algumas versões/modificações na maioria das músicas, e gostamos do resultado...Tem uma pegada diferente do Punk/Hardcore tradicional e com certeza quem gosta vai entender essa diferença e dar valor ao som...e quem quiser ouvir algo diferente, eu recomendo, rss . O lançamento desse Álbum ( Punk Sempre Punk) foi em São Caetano, (no Cidadão do Mundo) e foi bem legal...
Participação de Nhonho no show da Resto de Ontem em Bebedouro-SP
10- Valeu pela atenção, o espaço é de vcs pra divulgar contatos, falar o que não foi dito ainda...é com vocês:
Diego Motta - Somos uma banda Punk/HardCore formada em 2007. Por motivos maiores ficamos 10 anos parados, daí o nome da banda, juntamos novamente e voltamos a protestar!

Contatos: 
TELEFONE: (17) 8803-7156 e (17)9156-5709
myspace Resto de Ontem:

Nenhum comentário: