terça-feira, 11 de junho de 2013

Entrevista com o Cäaio da Overdrive Punk HC

Depois de alguns meses de ociosidade aqui no blog, estou de volta com uma entrevista bacana com mais uma banda do interior nordestino. Desse vez, conversei com o Caaio Cobaia, da banda Overdrive Punk HC, lá de Petrolina-PE. E ele nos fala um pouco sobre a história da banda e a cena local. Pra quem, como eu, é curioso sobre o underground, boa leitura!!!
Cäaio Cobaia
1-A Overdrive surgiu em 2007. Como era a cena naquela época? Já haviam tocado em outras bandas?
Cäaio Cobaia: A cena na época, quase não tinha nada. As bandas estavam paradas, outras acabaram, era um ostracismo grande, eram muito poucos eventos, bandas fracas, enfim, ainda hoje a cena é meio bipolar...um sobe e desce danado...antes da Overdrive eu toquei nas bandas De Mal a Pior (guitarra e vocal a minha primeira banda em 2004) em 2005 toquei baixo na Fúria Ribeirinha e de outubro 2006 até julho 2007 toquei guitarra na Lixo Tóxico. A Overdrive surgiu em 24 de julho de 2007, eu sou o membro fundador, e a formação original era eu na guitarra, Cleudo na Bateria, Wilha no baixo e Alex no vocal .
Overdrive Punk HC 2013 da esquerda p/ direita: Jonathan, Bruno, Lameque e Cäaio. 
2-Em 2008 um dos integrantes veio a falecer. Como aconteceu e o que levou vocês a seguirem com a banda?
Cäaio Cobaia: Sim, Em março de 2008 eu convidei Netinho, um amigo meu para entrar no lugar de vocalista que antes era o Alex, e nossa, tudo ia bem, ele foi se adaptando legal a banda...mas aí um certo dia fomos surpreendidos pela a família dele ao nos comunicar que ele tinha sido baleado num assalto e que estava na UTI do hospital, ficamos um mês parado, aguardando a recuperação dele...mas só que aí recebemos outra noticia que não foi nada boa que ele havia falecido por um problema de hemofilia...ou seja, o sangue dele não coagulava e dificultava a cicatrização do ferimento...foi muito tenso...foram só dois meses e meio..ele ainda estava se adaptando e conhecendo o restante do pessoal da banda, só eu mesmo o conhecia bem..éramos amigos de cursinho pré vestibular...eu fiquei muito desanimado, ele era um cara gente boa, criativo e foi uma pena perde-lo. O que me revoltou foi a impunidade, a violência sem solução desse país. Mataram o cara e ficou por isso mesmo...é foda...mas aí a vida segue, a vontade de não desistir e continuar fazendo a zuada falou mais alto e resolvemos continuar mesmo assim... 15 dias depois eu assumi os vocais e a guitarra por um tempo.

3-Depois de várias tentativas de manter a formação instável, mas com a passagem de vários integrantes pela banda, finalmente a Overdrive Punk HC lança o primeiro disco chamado "Por um mundo mais justo". De onde surgiu a idéia de gravar e como foi todo o processo?
Cäaio Cobaia: Pois é, após termos perdido Netinho...tivemos duas formações que não deram certo. Um troca-troca danado...tá doido! (risos) as coisas só melhoraram meses depois quando o Bozo entrou para o baixo e Lameque (o nosso vocalista atual) assumiu os vocais...sendo assim uma das formações clássicas da banda...Nossa! Foi totalmente louco esse processo, a banda estabilizada e a todo vapor...ficamos na empolgação de gravar logo o nosso disco...antes queríamos um demo...mas ai o espírito “underground” falou mais alto e colocamos logo como nosso primeiro álbum que foi produzido pela própria banda e lançado em Outubro de 2008. É nesse disco que estão as nossas primeiras composições, a qualidade e a produção do disco é ” tosco todo”..gastamos apenas 60 reais e gravamos num estúdio de jingle...pra mim é o melhor álbum...é punk mesmo, lembra aquelas gravações podronas dos anos 80 (risos) porém foi um disco que teve impacto na época, pois contribuiu para que a cena de rock local voltasse a se movimentar, já que tava tudo parado, as bandas estavam na preguiça de fazer algo..só a gente e poucas bandas trabalhavam naquele tempo. "Por um mundo mais justo" apesar da gravação ser tosca é um dos poucos álbuns completos de uma banda punk de petrolina! Aqui há uns 7, 15 anos atrás existiam outras bandas punks ativas na cidade que gravavam seus materiais mas eram só demos ou EP’s...e depois disso muitas paravam e até acabavam..a única que eu conheço sem ser a Overdrive é a banda Peraltas, que gravou um álbum completo e depois acabou em 2007...já a Overdrive dois anos depois em 2008 veio com a idéia de fazer o álbum completo porque queríamos simplesmente chamar a atenção e quebrar esses padrões.
Download aqui.
4-Ter uma banda de Punk Rock no interior do Nordeste é bem complicado. Gravar um disco então, nem se fala, né? Quais as principais dificuldades enfrentadas por vocês no início?
Cäaio Cobaia: Nossa! Ainda hoje não temos um local fixo pra ensaiar, sempre pulamos de “ galho em galho”, as vezes falta mais investimento nos nossos materiais...as vezes tem uma coisinha aqui outra ali...mas a gente vai resistindo e fazendo o que pode só não pode deixar o som parar! O que sempre nos motiva é a nossa criatividade, a nossa energia, a vontade de querer passar a mensagem...mesmo estando praticamente sozinhos aqui. É meio triste numa cidade com 300 mil habitantes não existirem mais bandas do nosso estilo pra nos unirmos e formarmos a nossa cena de punk rock/hardcore, poxa....seria massa demais se existisse...todo mundo sairia ganhando. Mas quem sabe um dia...
Caaio com as 4 cordas da Overdrive Punk HC
5-A banda também produz seus próprios shows. Isso facilita bastante a divulgação, né?
Cäaio Cobaia: Com certeza! A gente faz os eventos tudo por conta própria, porque se for depender dessas panelinhas dos festivais e coletivos que não são do nosso ramo, estamos é lascados! Se não fosse isso não teríamos o nosso público que pelo menos curte a barulheira.

6-Em 2010 a Overdrive Punk HC lança o CD "Desordem e Regresso". Como foi a concepção desse material? Seguia a mesma linha do primeiro? Como foi o processo de gravação?
Cäaio Cobaia: O Processo de composição foi durante o início de 2010. Nós já tínhamos muitas músicas inéditas feitas e algumas que eram da época de 2008 que estavam sobrando, ai nós juntamos e produzimos o álbum...também de forma independente...foi um pouco mais elaborado dessa vez... gravamos num estúdio melhorzinho (risos), as sessões foram em apenas um dia...foi tudo muito simples. O disco tem uma qualidade de gravação muito superior ao antecessor, ficou bem legal de ouvir...eu mesmo escutava quase todo dia depois que foi lançado...e na sonoridade segue a mesma linha do antecessor, foi lançado durante a época da copa do mundo de 2010, e mostra bem claro a simplicidade e a energia do punk rock.
Download aqui.
7-Praticamente um ano depois, a banda já lança outro disco, chamado “A.D.R. (Acidente Destrutivo Radioativo)”. Aí já mudaram um pouco a sonoridade. O que causou essa mudança?
Cäaio Cobaia: Nossa! Vou tentar resumir um pouco. No final de 2010 depois do lançamento de “Desordem e Regresso” a formação clássica começou a se desmembrar. Bozo saiu e ficamos sem baixista, logo depois chamamos Jonathan e após uns dois shows, Cleudo também saiu por motivos particulares...ai ficamos sem baterista. Passamos uns tempos parados e colocamos Bruno. E aí começa uma outra fase que esta sendo muito promissora para a banda, sendo essa a nossa formação atual...eu e Lameque somos os bodes velhos (risos)...e poxa esses caras que entraram tocam pra caralho, ai trouxe mais afinidade e a banda ganhou muito mais gás e empolgação para fazer as coisas. Desde então adotamos uma proposta de som ainda mais rápido, sujo e agressivo, estávamos a todo vapor novamente, sempre gostamos de produzir e de criar, e ai ensaiamos muito e fizemos músicas novas...e 5 meses depois resolvemos gravar o disco...A.D.R seguiu o mesmo padrão independente dos outros. Foi gravado no mesmo estúdio do antecessor durante 3 dias, com ajuda do nosso brother Clebinho. E eu e Jonathan fizemos a mixagem. Lançamos em agosto de 2011, o disco é fudido (risos) e até agora tá sendo o que está em melhor divulgação.
Download aqui.
8-Depois de vários anos na cena underground, com uma pá de formações, alguns discos lançados, vários shows pela história...agora, olhando para trás, valeu a pena? Fariam tudo de novo do mesmo jeito? O que mudariam?
Cäaio Cobaia: Valeu sim! Fico meio sem jeito de falar...sei lá. Eu fico muito nostálgico contando isso, porque ter uma banda é massa...eu amadureci muito com o tempo...sou o único integrante original que tá aí na batalha e pretendo tocar muito ainda..somos novos ainda e penso bastante no futuro. Lançando mais álbuns daqui pra frente, continuar enchendo o saco dos que se acham os fodões da cena local (risos), quem sabe fazer muito show fora daqui e ações ativistas para ajudar as pessoas pobres e também adotar práticas contra a poluição do meio ambiente. Overdrive é isso ai, é barulheira, energia, conscientização...e underground!

9-Muito obrigado pela atenção. Deixem aqui uma mensagem positiva pra galera que acompanha a banda, e pra quem acabou de conhecer...pois novos contatos são bem vindos, não é?
Cäaio Cobaia: Primeiramente agradeço a vocês do Cama de Jornal pela oportunidade, que pra mim tá sendo muito massa esse momento, pois eu comecei ouvindo vocês em fitas k7 em 2004! Sou fã de vocês e fico muito lisonjeado...e ao pessoal que acabou de nos conhecer espero que curtam aí os nossos trabalhos e se gostarem da somzeira, qualquer coisa estamos aí no facebook pra manter o contato. E o que eu tenho a dizer pra o pessoal que nos acompanha é: faça você mesmo, não desista, resista e faça barulho! Valeu Neeeeeeeeeeeem! Abraço a todo mundo aí de Conquista e a todos que compartilharam dessa entrevista!! Valeu!
Contatos:
Telefone: (087) 8828-2219 / 9661 1319


Nenhum comentário: