domingo, 10 de março de 2013

Entrevista com a banda Dona Iracema

O papo de hoje é com dois Diego, explico: Diego "Gordão" Aprígio, e Diego Gusmão, Baixista e Guitarrista respectivamente, da banda Dona Iracema. Eles preferiram responder em dupla, mas falando em nome da banda, e falaram sobre o novo trabalho, sobre o estilo "Caatincore Iracemático", as influências e muito mais!!! Acompanhe:
1-Primeiramente nos diga de onde veio o nome da banda?
Dona Iracema-Bem, foi no primeiro ensaio da banda(ainda sem nome). Se iniciou a conversa para decidir qual seria o nome (queríamos um nome feminino e marcante), então no meio dessa conversa o nosso baixista recebeu uma ligação da sua mãe, a Dona Iracema. Uma ligação muito engraçada por sinal, daí no final foi decidido que ela seria a homenageada.
Dona Iracema é: Gordão, Rodrigo Bodão, Diego Gusmão, Pedro Pena e Igor Kekas.
2-A Dona Iracema mistura rock com música regional, e deram o nome de Caatincore Iracemático. O que é isso?
Dona Iracema-Bem, o "Caaticore Iracemático", é caracterizado pelo orgulho que temos de ser Bahia, de ser Conquista, de ser Caatinga, ser Nordeste. Além do fato de misturarmos a música regional da nossa caatinga com o rock que corre em nossas veias. O "Iracemático" é a nossa cara que colocamos em todas as musicas e até mesmo em apresentações ao vivo. Diversão e alegria.
Vocalista Bodão
3-Mas ouvindo aqui uns sons da banda, percebe-se muita influência dos Raimundos, que era uma banda que misturava forró e literatura de cordel com hardcore. Vocês também curtem essas manifestações culturais nordestinas? Quais as influências de vocês?
Dona Iracema-Curtimos sim e temos a intenção de misturar nossas raízes à nossa música também, mas temos muitas influencias desde o metal até o maracatu usado em percussões pernambucanas e acabamos por trazer de forma direta ou indireta isso para nosso som.
Dona Iracema tem Kekas na batera.
4-A banda é relativamente nova, mas já lança um CD com músicas autorais. Pra vocês, qual a importância de ter um registro em CD com suas próprias músicas?
Dona Iracema-É de importância muito grande, pois é um ótimo meio de divulgação do nosso trabalho, não só apenas em Conquista, mas em todo lugar. Uma banda consegue muito mais quando possui um trabalho autoral em mãos. 
Baixe aqui o primeiro trampo da Dona Iracema-2013
5-Inclusive tem uma música de vocês que conta a história sobre um show frustrado na cidade de Pedra Azul-MG. O que foi que aconteceu lá?
Dona Iracema-Outra história engraçada, rs. Recebemos o convite para tocar na cidade de Pedra Azul-MG junto com outras três bandas de Vitória da Conquista, e, como toda caravana de bandas entre cidades, foi muita resenha na estrada, no hotel, na cidade... Enfim, todos os integrantes das bandas eram amigos de longa data. O hotel era realmente como foi descrito na letra da música, mas isso não tirava a nossa vontade de tocar no evento. Após subir uma ladeira IMENSA a pé e com todos os equipamentos nas costas, infelizmente por motivos desconhecidos, no exato momento que iríamos começar a tocar fomos impedidos de tocar pela polícia local. Descemos novamente a ladeira a pé do evento até o hotel e ao final de tudo fizemos a música "viageajato", a qual foi inteiramente baseada em fatos reais.
Viageajato - WEBCLIPE
6-E agora é divulgar o CD. A internet é uma ferramenta fundamental nesse processo, né?
Mas vão fazer uma tiragem em CD físico também?
Dona Iracema-A internet nos ajudou bastante com a divulgação desse EP, já que atualmente é o maior meio de comunicação. Optamos primeiramente pela acessibilidade, então antes de tudo colocamos disponível para download, mas claro, é sempre bom ter um material em mãos. Apesar dos impasses na questão financeira, já estamos agilizando o processo da tiragem do CD físico para o quanto antes.
Pedro Pena: O guitarrista voador da Dona Iracema.
7-Como vocês Vêem a cena local de Vitória da Conquista?
Dona Iracema-A cena de Conquista veio ficando mais fraca ao que se compara à alguns anos atrás. O que estamos tentando fazer (as bandas conquistenses em atividade) agora é meio que resgatar essa antiga cena, inovando a música conquistense e incentivando outras bandas locais. Assim, consequentemente esperamos ter um maior número de eventos multiculturais na nossa cidade para que voltemos aos "bons e velhos tempos".
Diego Gusmão em ação.
8-E shows? Pensam em pegar a estrada pra divulgar esse trabalho? E Pedra Azul, tá na rota novamente?
Dona Iracema-Os shows estão acontecendo, o que é ótimo para as bandas e cena. E sim. Assim que possível estamos planejando cair na estrada para a divulgação desse trabalho com shows e também pra ver até onde foi o nosso EP, e claro, Pedra Azul vai está na rota pois é um dos lugares onde a banda mais quer tocar, pela música e pela "história" que já temos com a cidade. Não só pelo fato de nosso show não ter dado certo lá que vamos desanimar de tentar novamente, rs.
Dona Iracema e amigos em Pedra Azul-MG.
9-Valeu, pela atenção ao blog Tosco Todo. O espaço é de vocês para divulgar contatos, sites...o que quiserem:
Dona Iracema-Links hehe! Nós que agradecemos pelo espaço concedido à Dona Iracema. Abaixo os nossos meios de comunicação para qualquer contato:

Nenhum comentário: