sábado, 13 de outubro de 2012

Entrevista com o Egberto do Cidadão Dissidente

Hoje apresento mais uma banda da cidade de Feira de Santana-BA. Cidadão Dissidente. Conheci o Egberto, vocalista, em 2009 durante um show do Cólera na cidade de Simões Filho-BA. A banda do Egberto está em fase de finalização do novo CD, previsto ainda para 2012. Acompanhe e saiba mais sobre isso e toda a história da Cidadão Dissidente: 
Egberto Insano - Cidadão Dissidente
1-O que levou vocês a montarem uma banda em 2007 na cidade de Feira de Santana-BA. De onde veio o nome Cidadão Dissidente? E quais eram as influências?
Egberto - Há muito tempo antes do inicio da Cidadão Dissidente, que eu já tinha feito parte de uma ou outra banda local, porém nada sério, e nem nada meu mesmo no qual eu pudesse expor as minhas ideias...Porém, no ano de 2006, após eu ter sido convidado a tocar em um tributo a Renato Russo, resolvi desenterrar essa idéia, e fui em busca de pessoas, músicos, que estivessem afim, que topassem fazer parte deste projeto....O nome Cidadão Dissidente, foi escolhido por dois motivos: Logo de cara eu queria um nome composto pra não rolar de futuramente eu encontrar uma outra banda com o mesmo nome nosso, coisa que ocorre muito quando você coloca um único nome em uma banda... E o segundo motivo, foi após eu pensar em várias combinações de nomes que ficassem bem de acordo com o que pensamos, com o que é o nosso som , me veio o Cidadão Dissidente: CIDADÃO = Pessoa de bem...DISSIDENTE = Aquele que não aceita fazer parte do que não concorda com as regras, para poder montar o seu próprio grupo e fazer da forma que melhor acha correto...CIDADÃO DISSIDENTE: Cidadão formador de opinião...Sobre nossas influências , essas vêem desde a década de 50 até mais ou menos os dias de hoje : Elvis, Jerry Lee Lewis, Chuck Berry , Ramones, Clash, Buzzcocks, Sex Pistols, Dead Kennedys, The Cure, The Smiths, Replicantes, Plebe Rude, Legião Urbana, Inocentes, Cólera e etc.
Egberto em estúdio com a Cidadão Dissidente
2-Como era a cena local nessa época? Acontecia shows com frequência aí na cidade?
Egberto - Na época do inicio da Cidadão-D, a cena local tava meio que parada, algumas bandas mais antigas tinham dado um tempo, uma parte da galera que colava em shows tava meio que sumida...Mas mesmo assim rolava vez ou outra um ou outro sonzinho e talz...Tipo, foram até coisas deste tipo que nos levaram meio que a começar a produzir alguns eventos lá pelo fim de 2007...Pra ver se voltava a movimentar a cena Rock N Roll local.
3-A cidadão Dissidente gravou um ensaio/demo naquela época. O que esse material gerou para a banda?
Egberto - Pow man, a gravação da demo em 2007 foi bastante legal...Tipo, deu para as pessoas que se interessaram pelo nosso material terem uma ideia da nossa proposta sonora, e foi através dessa demo também que começaram a rolar convites pra tocar em festivais em outras cidades e talz...Começaram também a rolar alguns convites para abrir shows de bandas maiores e mais tradicionais.
Demo/ensaio de 2007
4-A banda já tocou com nomes consagrados do rock brasileiro. Como surgiam esses convites? E qual show foi inesquecível na sua opinião?
Egberto - Porra!!! Inesquecível mesmo pra mim foi o show com o Cólera...Porra!!! Tocar com uma banda da qual você curte o som desde pivetinho é algo fodástico!!! Neste meio tempo também fomos convidados a abrir shows pro Cascadura e pro Matanza, também foram experiencias legais, pois pequenos convites e conquistas como essas é que fazem a gente ver que vale a pena insistir e lutar sempre e sempre pelo que nós acreditamos.
Cidadão Dissidente tocando em simões Filho-BA com o Cólera
5-Em 2010 a Cidadão Dissidente lança o EP "No silêncio Da Noite". Nessa gravação a banda ainda mantinha a mesma formação inicial de 2007?
Egberto - Infelizmente não tínhamos mais a mesma formação que iniciamos o projeto da banda não...É foda man!!! Cada pessoa é uma cabeça e cada cabeça é um mundo...Foram rolando vários e vários problemas internos, problemas comuns entre bandas, que nem valem a pena o cara comentar...Hoje, da formação original só estou eu e Igor Santos(baixo), mas o importante é que estamos vivos, na luta, na batalha, e a cada dia que passa estamos mais felizes com o nosso trabalho.
EP de 2007
6-Alguns meses depois a banda lança o Single "Anjo Atormentado", que depois gerou até um video clipe. Como que rolou essa produção?
Egberto - Pow man, coisas e coincidências da vida mesmo...Tipo, eu conheci aqui em FSA um rapaz chamado Diego que cantava em uma banda de Post Punk, ele estava de partida para SP, pois ia meter as caras em uma faculdade de cinema...O tempo foi passando, e logo após a gravação do nosso single "Anjo atormentado", eu encontrei o Diego aqui pelo facebook e ele me mostrou uns curtas que ele estava produzindo, de cara me veio a ideia de fazer um clipe de nossa música num formato de curta, somente as cenas interpretadas por um ator, sem a presença de imagens da nossa banda...Bom!! O Diego gostou, levou a idéia pra sua turma de cinema lá em SP, a galera adorou a idéia, e o clipe foi rodado e talz...
Single Anjo Atormentado-2007
Clipe da música "Anjo Atormentado"

7-E agora, o que a Cidadão Dissidente tem de novidade? Algum material novo no forno?
Egberto - No momento, no dia 01 de novembro de 2012 estaremos lançando o nosso primeiro CD oficial, intitulado "Antigas Novidades & Novidades Antigas", é um CD com 12 faixas, destas 12 faixas serão 3 músicas novas, 5 regravações de músicas nossas antigas rearranjadas, e mais 4 músicas bônus , retiradas de gravações demos tosconas que fomos fazendo aí pelo caminho...O nosso show de lançamento ocorrerá aqui em FSA na Boate Offsina Music Lounge, no centro da cidade...No Dia 01 de Novembro (Véspera do feriado de finados), ingresso R$ 8,00...Show: A VOLTA DOS MORTOS VIVOS!!!
Capa do novo CD do Cidadão Dissidente
8-Valeu, véio. Obrigado pela atenção, o espaço é seu para acrescentar algo que não perguntei, e também para deixar os contatos e considerações finais:
Egberto - Pow man, eu gostaria muito de agradecer a você pela oportunidade de falar um pouco sobre mim e sobre o nosso trabalho musical, e de maneira alguma não posso de deixar de te dar os parabéns pelo apoio a cena independente que você vem dando de maneira mais que relevante através do seu blog, de suas divulgações de eventos, e também pela gigantesca contribuição que a Cama de Jornal vem dando à cena Punk baiana, dando voz ao subúrbio, metendo o dedo na ferida de muita gente.. Parabéns mesmo man, e qualquer coisa que eu puder ajudar e estiver ao meu alcance, estamos aqui!!
Contatos:
email: cidadao_dissidente@hotmail.com
www.myspace.com/cidadaodissidente
tnb.art.br/rede/egberto
Video da nova música "Entorpeço-me"


Um comentário:

Unknown disse...

Ótima entrevista!!! *.*