segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Entrevista com o Walkir Inseto

O papo de hoje é com o Walkir Inseto, vocalista da banda Descarga Negativa HC, e produtor da Insetus Produções lá de Goiânia-Go. Ele nos conta como surgiu a banda, a idéia de montar a produtora e fala ainda sobre a cena local. Acompanhe aí:
Walkir Inseto
1 - Como é gravar um disco 10 anos depois do início da banda? E é a mesma formação desde o início?
Walkir- Velho é como se estivéssemos pagando uma divida, pois desde que demos um tempo muita gente cobrou e ainda cobra um material da banda. Com a saída do baterista Feses (José Vandério) não tínhamos gravado nada. Durante muito tempo tentamos voltar, mas nunca se firmou pois sempre acontecia algo. Em 2009 o Feses volta para Goiânia e tentamos voltar novamente (Walkir, Feses, Stopa, Josias - Abalo Sísmico) no que acabou não dando certo, então convidamos o Júnior (Ex Escória HC e Chorume HC), já tínhamos tocado juntos no CHORUME HC, e fiz uma participação na gravação em uma musica de sua finada banda Escória HC. No mesmo ano fui morar em Brasília e por coincidência o Feses também, conheci um guitarrista lá e as ideias batiam, era o Paulinho (Vassourito), e resolvemos então voltar com a banda e finalmente gravar. Uma vez por semana rolava ensaio, uma vez em Brasília na outra semana em Goiânia. Por ironia do destino e pra fortalecer a nossa volta Josias se muda para Brasília, foi onde realmente a DNHC estava de volta. Tínhamos três guitarristas se revezado, fizemos três músicas novas, Abismo do Nada, Qual A Sua Visão e Insisto Em Dizer Não, e fomos convidados para tocar pela primeira vez em Brasília no aniversario do Terror Revolucionário (Terror fest). Mas a maioria de nossas musicas se perderam no tempo, isso é o que acontece quando não se grava. E não durou muito tempo para que caísse novamente uma ducha de água fria, o Feses sai da banda por um motivo no quais todos entendemos, apoiamos e torcemos por ele, e sabemos que sempre estará conosco e que também faz parte de tudo isso. Mas as noticias de nossa volta, que já tínhamos oficializado e o show no Terror Fest, vimos que não podíamos parar a banda novamente sem ter gravado. Foi onde entrou o Taufic na bateria, um grande amigo e participante ativo de todos os outros projetos que tive fora da DNHC, tais como Chorume HC, Ultima Resistência e Vacilo. Logo em seguida entrou Rafael Pinguinha (Tarja Preta HC). E finalmente o DNHC teve uma sequencia de ensaio e shows, viagens, diversão, cachaça e muito hardcore. E que no dia 06 de setembro iniciamos nossa primeira gravação.
Uma foto dos primórdios da banda
Formação atual da Descarga Negativa HC: WALKIR (Inseto)/vocal, JUNIOR HC/guitarra, RAFAEL Pinguinha/guitarra, STOPA/baixo, TAUFIC/bateria.

2 - O novo disco já tem título? Segue alguma temática específica, ou é um lance mais amplo com vários temas?
Walkir- Temos algumas ideias, mas não definimos nada, queremos gravar primeiro e na hora certa sairá alguma coisa. Não nos prendemos a nenhum tema, a vida vai nos sufocando, aí vamos arregaçando as mangas, partindo pra luta e vomitando toda a indignação e revolta pra fora.

3 - Goiânia é uma cidade conhecida pela "música sertaneja", como é a reação das pessoas quando vocês dizem que fazem um som Hardcore?
Walkir- Desde que cheguei a Goiânia sempre vi uma cena forte e concreta, no inicio da década de 90 tive o privilégio de ver muitas bandas importantes de nível internacional, como Spiritual Carnage, Mandatory Suicide, Morte Lenta, HC 137 e outras que continuam influenciando gerações, e atualmente temos bandas de vários estilos e em todo canto da cidade, levantando a bandeira do underground, é quando as pessoas se chocam que aqui fazemos hardcore, metal extremo etc... Acho que estão assistindo muita TV e ouvindo FM.
Descarga Negativa HC em ação
4 - Já tive a oportunidade de conhecer a city de vocês e percebi que existem muitos bares que abrem espaço para bandas de rock tocarem. Isso é bom pra cena, né?
Walkir- Esses caras são uns guerreiros, o nosso maior empecilho é o governo, sempre embargando shows, oprimindo a galera e nunca disponibilizando um local onde possamos realizar nossos eventos e expressar a subcultura. Ainda bem que existe lugares onde o coronelismo e nepotismo (AMMA) não entram, eles batem na porta, enchem o saco, até multam mas não entram.

5 - Vocês fazem parte do Insetu's Zine que é responsável pela produção do zine virtual e também de shows aí em Goiânia. Quando que surgiu a ideia do zine e de produzir shows?
Walkir- Desde o inicio nunca esperamos nada de ninguém, assim que as musicas estavam quase prontas (até hoje não ficaram prontas rsrsrsrsr) organizamos nosso primeiro show, foi aí que nasceu a Insetu’s Produções, que sempre foi e sempre será um veiculo de comunicação, expressão e divulgação do movimento underground. Sempre organizado pelos amigos, eu e Carol sempre estivemos na frente direcionando as correrias, mas toda galera, principalmente os amigos que sempre nos ajudaram e ajudam a carregar o piano até hoje. A Insetu’s Zine tem uma necessidade de movimentar zines, blogs e bandas goianas, mas acabou estendendo a todo território nacional e divulgando no exterior. Essa idéia minha e do Kézio (Capitão kuzio), que é fundador também da Insetu’s Produções, deu certo pois hoje 95% dos acessos são de gringos que em pouco tempo ultrapassamos os 12.000 acessos. Devido a nossa vida corriqueira às vezes não dá pra postar tudo que queremos, mas não vamos abandonar o navio mesmo dentro das nossas limitações, vamos nos arrastando e postando devagar mas sempre. http://insetuszine.blogspot.com.br/.
Festa de 10 anos da Insetus Produções

6 - E com a Insetu’s Produções vocês já levaram bandas de nome na cena nacional como o Olho Seco e Agrotóxico. Qual a diferença entre trabalhar com bandas desse porte e com bandas mais desconhecidas do underground?
Walkir- A diversão é a mesma, pois quando a Cama de Jornal e a Horda Punk estiveram aqui foi muito divertido, mas quando fizemos shows com Cólera, Olho Seco, ROT, etc... Rola uma nostalgia quando era adolescente, ouvia aquele som e nunca imaginava em ver tudo aquilo pessoalmente ainda dividindo palco com os mesmos, isso não tem preço, é muito bacana.
Olho Seco na Festa de 10 Anos da Insetus Produções em Goiania

7 - Quais são os planos da Descarga Negativa depois do lançamento do CD? Pretendem fazer algum show de lançamento? E turnê, vai rolar?
Walkir- Devemos sim fazer um lançamento, pois afinal de contas são 12 anos. Isso é uma vida e temos que comemorar. Deve rolar um role, uma mini tour, ou visitar alguma bandas, cidades. Mas não preocupamos com isso, queremos mesmo e ver a bolachinha na mão da galera e pagar essa divida com underground.

8 - Pretendem disponibilizar o CD completo para download? Por falar nisso, o que vocês acham da internet como canal de divulgação de bandas?
Walkir- Claro que sim, isso acaba aproximando todos e divulgando a banda, o movimento, a cidade, as ideias, etc...

9 - A Descarga Negativa tocou no Correnteza Fest, o primeiro registro de um festival grande de rock em Correntina – BA? Como foi?
Walkir- Foi fantástico, sem contar que a cidade é linda. A iniciativa dos organizadores foi ótima. Tivemos alguns percalços, mas já esperávamos por se tratar do primeiro evento. Com as próximas edições serão melhores, pois tudo isso foi um aprendizado a mais.
Em Correntina-Ba
10 - Pra finalizar, vocês estão há 10 anos na luta aí pelo fortalecimento do underground. E hoje, como vocês vêem a cena não só em Goiânia, mas também em todo Brasil?
Walkir- Muito forte e evoluindo a todo instante, devido à internet você tem acesso a tudo. A velocidade das informações hoje não e a mesma quando estávamos na adolescência, então vejo essa galera nova com senso critico muito mais apurado, montando bandas e cuspindo marimbondos, isso e maravilhoso. Está rolando uma campanha do voto nulo numa proporção muito forte nas redes virtuais, isso é fruto de um todo, e a volta das bandas pioneiras do movimento punk ajudou ainda mais, não só fortalecendo o movimento, mas concretizando que a resistência de 30 anos atrás não foi em vão.

11 - Muito obrigado pela atenção, e o espaço fica aberto para falarem sobre o que quiserem, inclusive se ficou algo importante e que não perguntei... o espaço é de vocês!!!
Walkir- Primeiramente agradecemos pelo espaço e parabenizamos pelo trabalho na Cama de Jornal e pelo zine. E nos desculpar pela demora nas respostas. Esperamos poder dividir o palco novamente. Um grande abraço!
Blog da Insetus Produções:http://insetuszine.blogspot.com.br/.

Nenhum comentário: