segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Entrevista com o Abutre da Violência Suburbana

Hoje conversei com o Manfredy Abutre, vocalista da banda Violência Suburbana da cidade de Feira de Santana-Ba.
Abutre em ação com o Violência Suburbana

1-Quando surgiu a Violência Suburbana?
Abutre: No final de Dezembro de 2009

2-Como era a cena em feira de santana, tinha outras bandas punks?
Abutre: Comparada a atualmente a cena já tinha sofrido uma série de conflitos, então estava um pouco parada. Sim, haviam e ainda há bandas na cena local que intitulam-se Punk.

3-Com a falta de eventos relacionados ao punk rock, é comum as próprias bandas organizarem seus eventos. Com vocês não é diferente, né?
Abutre: Foi exatamente um dos maiores incentivos para nós, montar uma banda apenas pra fazer um som e passar mensagens pro pessoal, montando nossos próprios eventos. De início nos preocupamos relembrar os  bons sons punks das décadas de 70 e 80 e logo após criamos alguns sons pra tentar levantar a cena.

4-A banda tem algum material gravado?
Abutre: Temos uma gravação numa GIG antifa em Fortaleza-CE que não está numa qualidade muito legal, porém já é alguma coisa a se mostrar, além disso temos vídeos de apresentações em SP e aqui pela região.

5-Vocês já tocaram em vários lugares fora do estado. Como foi essa experiência de tocar em são paulo, por exemplo? conte-nos como foi...e como surgiu esse convite?
Abutre: Sim, foram ótimas experiências trombar os caras de SP, Fortaleza e POA, pessoal muito firmeza, fomos bem recebidos e tivemos nosso trampo divulgado e bem aceito por onde passamos. Através de um grande irmão de Salvador, o Camarada Plebe fez uma ponte interligando a Banda à um grande amigo Fábio Sarjeta (Baixista do Excomungados e Baixo/Vocal da Banda Sarjeta Ska/Punk),
sendo assim ele lançou o convite por 2 vezes e lá estávamos nós em SP tocando na Villa Butantã e em seguida no Campinas Harcore ao lado de grandes bandas.
Violência Suburbana e Menstruação Anarquika em Campinas-SP

6-Agora falando sobre a sonoridade da banda, quais são as principais influências de vocês?
Abutre: Cara quando me veio a cabeça criar músicas próprias, eu tinha muitas influências a seguir como por exemplo os GP, Flicts, The Addicts, Exploited, Kennedys, Subviventes, Mercenárias, Inocentes, entre muitos outros, porém ouvia sempre uma música da Banda Calibre 12 e num pequeno trecho que dizia: "Basta sair nas ruas, bem vindo ao mundo cão", ali eu simplifiquei tudo e coloquei na minha cabeça que queria falar daquilo, da realidade dos suburbios e boemias, as ruas e quem vive nelas, a forma como a sociedade encara tais fatos, entre outros tópicos.

7-E o que vocês tem escutado de novo na cena punk?
Abutre: Eu individualmente sou mais ligado no Punk Old mesmo, é muito raro ouvir novos subgeneros, sou mais pro lado Punk ou sub-gênero do Punk, não acho muito legal sub-gêneros de sub-gêneros, mas respeito o trampo de cada um.

8-De onde vêm as letras da violência Suburbana? Quem as escreve?
Abutre: Cara como foi citado acima, eu tenho uma vida meio variada, nem sempre colo nos mesmos lugares, conheço boa parte da cidade e das pessoas, vejo muitas coisas erradas, muita injustiça e toda forma de violência, tento expressar tudo isso nas minhas letras,eu as escrevo.

9-Vocês tem algum material para download livre na net? o que vocês acham desse canal de divulgação virtual?
Abutre: Temos vídeos no youtube com boa qualidade, temos uma gravação de 18minutos ao vivo no Feira Noise que você Nem gravou e ficamos muito agradecidos por isto, além deste temos outros que foram gravados posteriormente, temos também a página do Bandas de Garagem www.bandasdegaragem.com.br/violenciasuburbana onde podem ser encontradas algumas das nossas musicas. Acho uma boa forma de expandir a música, a cultura e de atrair pessoas intimidadas com comentários fúteis a respeito do cenário underground, assim elas podem ver com os próprios olhos, afinal a sociedade só acredita no que vê.

10-E para 2012, ainda existem algum projeto? Pensam em gravar alguma material?
Abutre: Sim, estamos com planos de finalmente lançar nosso primeiro EP oficial e logo em seguida nosso primeiro álbum que se chama Voz do Subúrbio.

11-Agradeço a atenção. O espaço é livre e todo de vocês para divulgar canais da banda e falarem o que quiserem:
Abutre: Nós é que agradecemos a oportunidade e o espaço que nos foi dado, acho isso tudo muito importante para manter viva a chama do underground, serve de enorme ajuda para nós, muito obrigado.


Nenhum comentário: